Distúrbios relativamente ao exercício físico

 

 

Ter braços musculados e fortes, tórax definido, ombros largos e a famosa barriga "tonificada". Essas são algumas características físicas desejadas por muitos homens. Inclui ainda a aprovação social e paz com o espelho. O problema é que, para ficarem musculados, alguns passam o limite do próprio corpo, fazendo exercícios prolongados por horas. Outros ainda usam produtos químicos, como anabolizantes, para tentar acelerar o processo. O que esses homens ainda não perceberam é que eles estão sofrendo de um transtorno chamado vigorexia.


O problema, também conhecido como overtraining ou transtorno dismórfico muscular, está relacionado a outros distúrbios alimentares, como a anorexia nervosa. A diferença é que, enquanto o anoréxico quer estar cada vez mais magro, quem tem vigorexia busca mais massa muscular. Mas nos dois casos essas pessoas têm uma imagem distorcida de si mesmos e nunca estão contentes com o re
sultado de dietas e exercícios.

A vigorexia é um problema que sempre existiu, mas que agora aumenta pela facilidade da aquisição dos produtos químicos e até mesmo pela influência dos media.

 Os media propiciam isso, pois vendem o culto ao corpo. Eles querem ficar bem, e acabam espelhar-se nos outros, pois o rapaz “fraquinho e esguio não faz sucesso com as mulheres”.

 
A vigorexia é muito mais comum nos homens que nas mulheres - atinge principalmente os que estão na fase da adolescência, entre 15 a 18 anos, e pode ocorrer até os 30 anos.

As mulheres procuram a magreza e os homens preocupam-se com a forma muscular, por isso lideram os casos.

O distúrbio está intimamente ligado à baixa auto-estima e à vontade de ser aceito socialmente. A vigorexia geralmente vem acompanhada da depressão, o que, associado à ingestão de produtos químicos, pode aumentar o risco de suicídio.


Perigos

O uso indevido de anabolizantes para acelerar o processo e conseguir um aspecto de "musculado" só potencializa o problema.

Esses produtos são medicamentos à base da hormona masculina (testosterona) com as características anabólicas (crescimento) e adrogénicas (caracteres sexuais masculinos), tem indicação no tratamento de algumas doenças. Porém, quando usados indevidamente acarretam diversos problemas à saúde.

 Os principais são a diminuição do tamanho do pénis e testículos, cancro de fígado, tumores, retenção de líquidos, complicações cardíacas, distúrbios hormonais, psicoses, irritabilidade e agressividade.

Fazer uma actividade física diariamente por cerca de uma hora é saudável, mas se ultrapassa 3 ou 4 horas é preciso estar atento.