Ciclismo

 

 

Ciclismo é um desporto de corrida de bicicleta cujo objectivo dos participantes é chegar primeiro a determinada meta ou cumprir determinado percurso no menor tempo possível.

 

Foi em Inglaterra, em meados do século XIX, que o ciclismo se iniciou como desporto, época em que o aperfeiçoamento do veículo possibilitou o alcance de maiores velocidades.

O ciclismo é regido por diversas regras. Geralmente enquadra-se em quatro categorias: provas em estradas, provas em pistas, provas de montanha (Mountain Bike) e BMX e é praticado com diversos tipos e modelos de bicicletas.

 

No Mountain Bike existem várias categorias que são divididas em mais ou menos radicais, e são: Cross Country, em todo o tipo de terreno, de preferência no monte, seja a subir, plano ou a descer; o Free Ride, com um andamento mais extremo em que se dá preferência a saltos e descidas; o Down Hill que é a versão mais extrema e perigosa do MTB que consiste somente em descer, normalmente a velocidades altas, sendo este praticado tanto no monte ou em cidade.

 

O ciclismo é sinónimo de aventura. Independente de campeonatos e torneios, é comum, amigos com interesse de se divertirem e conviverem, reunirem-se para fazer longos passeios de bicicleta, quer no monte ou em estrada, aos locais mais inóspitos e selvagens.

 

Em termos de saúde, o ciclismo é uma actividade rítmica e cíclica, ideal para desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbio e anaeróbico, dependendo do tipo de treino aplicado. Desenvolve o sistema cardiovascular dos praticantes, sendo ainda indicado por médicos especialistas como óptimo exercício para queima de gordura corporal e desenvolvimento de resistência de força muscular das pernas.

 

O mundo moderno inventou também o ciclismo estático, ou seja, a prática do ciclismo em bicicletas ergonómicas e, em locais fechados (casa, academia, clube, etc), um exercício aeróbio alternativo e seguro ideal para indivíduos que desejam maior segurança, sustentação e facilidade de manobra que o ciclismo de estrada ou de pista.

 

O ciclismo estático é indicado para pessoas que apresentam determinados tipos de lesões de joelhos, quadris, coluna e que não podem caminhar; grávidas, idosos com osteoporose e principalmente obesos.

 

Ciclismo_.docx (394 kB)