Equitação

 


Equitação é a arte de montar a cavalo que compreende todas as práticas desportivas que envolvam este animal. De entre as quais, pode-se contar a equitação, provas de salto, dressage, corridas, pólo etc. A nível olímpico, esta prática faz-se representar pelas modalidades de corrida, salto e dressage. Apesar de existir desde a antiguidade, suas regras e competições modernas surgiram no ano de 1883, nos Estados Unidos. No programa dos Jogos Olímpicos modernos, o hipismo foi incluído nos Jogos Olímpicos de Verão de 1912 em Estocolmo, Suécia.

 

Provas

Dressage (ou Adestramento)

 

Nesta prova, o cavaleiro deve executar uma série de movimentos em um determinado período de tempo. Os jurados avaliam o competidor com notas de 0 a 10.

 

Saltos

Nos saltos, o cavaleiro deve transpor, na sua totalidade, com seu cavalo, entre 12 a 15 obstáculos ordenados em uma pista que mede entre 700 e 900 metros. A altura dos obstáculos vai de 0,40m a 1,60m, dependendo da categoria. Para a chamada Equitação Fundamental a altura dos obstáculos vai de 0,40m a 0,90m. O vencedor será o cavaleiro que terminar a pista mais rápido, sem cometer faltas. O actual recorde de hipismo pertence ao capitão Alberto Larraguibel Morales e seu cavalo Huaso, que, em 1949, saltaram a altura de 2,47m, em Viña del Mar, Chile.

 

Regras

Estas provas têm o objectivo de demonstrar algumas qualidades do cavalo, como: força, potência, obediência, velocidade, respeito pelo obstáculo. O cavaleiro é avaliado pela sua equitação.

O vencedor da prova é o concorrente que tiver menos penalizações (pontos) e fizer o percurso mais rápido, o que somar mais pontos ou então aquele que mais se aproximar do tempo ideal, conforme o tipo de prova.

Existem vários tipos de provas dentro dos saltos de obstáculos, como:

  • As provas sem cronómetro, podem ser de tempo ideal, na qual a pista é medida e dá-se um tempo para concluir o percurso. Quem mais se aproximar desse tempo com menor penalização, ganha a prova.
  • Com cronómetro, em que a velocidade é determinante para o resultado das provas.
  • As provas com barragem, em que os conjuntos que no primeiro percurso tiveram os mesmos pontos, desempatam, num percurso reduzido, com base nas penalizações e no tempo.
  • As provas de potência, um máximo de quatro barragens, onde a altura dos obstáculos é sucessivamente aumentada.

 

Tabela de faltas

  • Derrube - 4 pontos
  • 1ª Desobediência - 4 pontos
  • 2ª Desobediência - eliminação
  • Queda do cavalo ou cavaleiro - eliminação
  • Erro no percurso - eliminação
  • Tempo excedido numa prova cronometrada - 1 ponto por cada quatro segundos
  • Eliminado o cavaleiro que não tiver adequadamente uniformizado: toque, bota preta, culote branco ou bege, camisa com gola branca, e casaca (nem sempre é obrigatória).

 

Concurso completo de equitação

Reúne provas de dressage, cross-country e salto. A prova pode ser disputada em dois formatos, um dia (ODE) e três dias (3DE).

 

Não olímpicas

Enduro equestre (prova em longa distância separada por etapas), volteio (ginástica sobre o cavalo), corrida de cavalos, prova do laço, baliza e prova dos três tambores.

 

 

Suporte word desta modalidade - Equitaçao.doc (509,5 kB)