Taekwondo

 

Taekwondo é uma arte marcial. Hoje em dia, é também um desporto difundido em todos os continentes. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, teve seu "batismo de fogo", quando foi um desporto de exibição, continuando com esta denominação nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992. Em 1993, o taekwondo foi adicionado ao programa olímpico oficial, integrando o programa a partir dos Jogos Olímpicos de 2000.

 

 

Taekwondo em Portugal

 

O taekwondo foi introduzido em Portugal em 1974 pela mão do Grão-mestre Chung Sun Yong, actualmente 9ºDan. A sua introdução teve lugar no Sporting Clube de Portugal, o primeiro Dojang de Taekwondo em Portugal. Em 1978 foram formados os primeiros cintos negros portugueses, tendo desde então sido formados em Portugal um número considerável de Cintos Negros. O fundador de TKD Português continuou a desenvolver a arte marcial não só em Portugal, mas também noutros países como os PALOPs, Israel, antiga URSS, etc.

 

Graduação

 

A caminhada do praticante de taekwondo é divida inicialmente em gubs e em seguida em dans.

Cada gub corresponde a uma faixa colorida que são divididas em 10 gubs em ordem decrescente, quanto menor o gub maior será o seu desenvolvimento da humildade. Cada faixa colorida tem sua simbolização e significado.

Cada dan corresponde a graduação de faixa preta que são divididas em 10 dans em ordem crescente, quanto maior o dan maior será seu desenvolvimento dos conhecimentos e aprimoramentos da arte. A cor preta simboliza dignidade dedicação, postura e liderança.

Ti, a faixa que o praticante de taekwondo amarra na cintura, por sobre o dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial.

                                            

A sequência tradicional é a seguinte:

 

 

Faixa

Gub/Dan

 

Branca

10º gub

 

Branca ponta amarela

9º gub

 

Amarela

8º gub

 

Amarela ponta verde

7º gub

 

Verde

6º gub

 

Verde ponta azul

5º gub

 

Azul

4º gub

 

Azul ponta vermelha

3º gub

 

Vermelha

2º gub

 

Vermelha ponta preta

1º gub

 

Preta

1º Dan

 

 

Significado das cores dos cintos

 

BRANCA - Significa inocência, para um estudante iniciante que não possui conhecimento sobre o taekwondo.

 

AMARELA - Significa a Terra da qual uma planta brota e começa a germinar, enquanto o alicerce do TaekwonDo está a ser construído.

 

VERDE - Significa o crescimento da planta, enquanto as habilidades do TaekwonDo estão a ser desenvolvidas.

 

AZUL - Significa o Céu, através do qual a planta cresce até tornar-se uma árvore frondosa, enquanto o treino de TaekwonDo progride.

 

VERMELHA - Significa perigo, advertindo o estudante para exercitar o controle e alerta o adversário para se afastar.

 

PRETA - Ao contrário da branca, significa maturidade e habilidade no TaekwonDo. Também indica a imunidade à obscuridade e ao medo.