A importância das refeições diárias

 

 

 

A alimentação é um factor fundamental para a manutenção do organismo, é através dela que conseguimos ingerir os nutrientes necessários para o metabolismo realizar suas actividades. Cada pessoa tem uma forma de se alimentar, mas o ideal é que todos estipulem uma dieta equilibrada.

 

Quando desfrutamos de uma alimentação correcta, temos mais disposição e o sistema imunológico se mostra eficiente no combate às doenças. Para ter uma boa dieta, é fundamental estabelecer horários para as refeições e consumir porções moderadas para não correr o risco de se tornar uma pessoa obesa.

 

A realização de um pequeno-almoço bem variado vai proporcionar energia para o dia todo, o almoço precisa contar com bastante nutrientes e o jantar também deve seguir esse mesmo perfil. Ao todo são seis refeições diárias, sendo que nesse cálculo estão inclusos os alimentos consumidos nos intervalos.

Abuse de frutas e verduras para conseguir todos os nutrientes que seu corpo necessita.

 

A refeição matinal, que supre nossas necessidades depois de um longo jejum, é muito importante!
A primeira refeição do dia é fundamental, ninguém mais discute isso. É muito importante comer bem assim que se acorda porque passamos muito tem
po sem nos alimentar, enquanto estávamos a dormir.
Nesse período, o organismo praticamente esgotou as reservas de energia, que se não forem repostas, deixam-nos desatentos e fracos, o que certamente vai prejudicar o desempenho escolar e em outras actividades físicas e intelectuais.
Um bom pequeno-almoço nunca deve ser ignorado. "Durante a adolescência, o corpo passa por mudanças consideráveis e uma alimentação balanceada e nutricionalmente adequada é essencial para a construção e a manutenção dos tecidos
Além disso, o corpo tem um gasto calórico maior, devido ao metabolismo acelerado e à prática de exercícios físicos. O mais indicado é que se faça no mínimo seis refeições diárias (pequeno-almoço, reforço matinal, almoço, lanche, jantar e uma pequena ceia à noite).

 

 

Refeições em Portugal

Segundo a tradição portuguesa, as pessoas costumavam ter um ritmo de vida mais sossegado e toda a gente saboreava a hora do almoço, considerado como um momento para relaxar e conhecer outras pessoa. Também existiam diferenças na maneira como as pessoas passavam as horas das refeições, dependendo se consideramos as situações nas cidades ou nas aldeias. Mas, de maneira geral, as pessoas costumavam fazer quatro refeições por dia: o pequeno-almoço, o almoço, o lanche e o jantar.

O tempo de cada refeição, dependia do tipo de trabalho de cada um.  

De maneira geral, as pessoas apressadas fazem uma pequena pausa e comem qualquer coisa leve e rápido na hora do almoço. 

As pessoas tomam o pequeno-almoço entre as 8h e as 10h, que consiste em algumas torradas e uma chávena de café com leite. Em vez das torradas, muitas pessoas comem uma fatia de bolo ou um pastel. Para resumir, o pequeno-almoço é em geral uma refeição leve em Portugal.

Entre as 12h e as 14h30 é a hora do almoço. Durante a semana as pessoas não têm tempo de cozinhar em casa, por isso comem nos restaurantes.

 Em geral, os restaurantes preparam uma diária especial para o almoço, que consiste em diferentes ementas para cada dia da semana. O cliente tem uma vantagem se escolher esta opção porque é mais barato, o serviço é mais rápido e as doses são abundantes. Durante o fim-de-semana, as pessoas geralmente cozinham em casa e a hora do almoço pode ser prolongada até as 15h ou 16h, porque é um momento em que as pessoas podem relaxar e passar um momento agradável em família.

 O almoço divide-se geralmente em três partes: a sopa, o prato principal e a sobremesa. No final da refeição, as pessoas costuma tomar um café. O almoço dominical é a refeição mais importante da semana porque é o momento em que a família e os amigos costumam reunir-se. É muito frequente ver pessoas a cozinhar durante uma ou duas horas para preparar o almoço de sábado ou de domingo 

À tarde, por volta das 17h, as pessoas fazem uma pequena pausa no trabalho para tomar um chá ou um café com umas bolachas.

O jantar é a última refeição do dia e é servido entre as 19h30 e as 22h. Também é uma refeição consistente, mas não tão abundante quanto o almoço.

Durante a semana é a refeição mais importante visto que é o momento em que as famílias comem juntas. Às vezes, ao fim-de-semana, as pessoas vão jantar fora.

Portugal sendo um país latino, como mencionado acima, as refeições têm um papel muito importante porque faz parte da sua cultura. Não é muito comum ver pessoas a comer sozinhas num café ou num restaurante! No entanto, hoje em dia a cultura e os hábitos estão a mudar, devido às necessidades profissionais e às influências externas, e alguns jovens já não seguem mais esta rotina.